Traditional games

martes, 6 de junio de 2017

Jogo dos Cântaros o do Gato e do rato



Diário do Aluno
Querido diário, estive a jogar um jogo chamado Jogo Dos Cântaros. O jogo é muito divertido mas, acho que foi uma seca pois, quase não me mexi durante o jogo inteiro. Achei o jogo fácil para quem fazia parte de um par, mas não para quem estava a apanhar. Achei difícil também, não só isso, mas também a mudança de regras implantada a meio do jogo pois, nós habituamo-nos às regras anteriores e demoramos a processar e a e a jogar de uma nova maneira. Durante o jogo eu gostei tanto de fazer parte de um par (cântaro), de fugir de quem estava a apanhar e de ser a apanhar, apesar de não o conseguir fazer bem. Houve uma atitude de colegas meus que me sensibilizaram que foi terem notado que alguns não se tinham mexido durante o jogo e fazer com que eles jogassem e não tivessem ficado parados, só a ver os outros jogar. O jogo consiste em vários pares de pessoas (que estão agarrados com os braços interlaçados e com formato de cântaros) separados entre si numa roda (que tal como indica a sua posição, eles chamam se cântaros); existe também mais duas pessoas (separadas), uma que apanha e outra que foge; para se jogar a pessoa que foge tem de interligar o braço a uma das pontas dos cântaros fazendo com que a pessoa do outro lado saia e passe a fugir. A versão “2” do jogo resulta da mesma forma mas, a pessoa que sai do cântaro em vez de fugir passa a ser a apanhar. Sobre as equipas eu não escolheria ninguém pois as equipas estão constantemente a mudar e mesmo que escolhesse alguém essa pessoa ou eu acabaria por parar de fazer parte do cântaro inicial.

Jogo do gato e do rato
O jogo decorreu no Pavilhão da Escola, no dia 12.03.2017 das 8:30 as 10:00. Os padrinhos do jogo são o João Lúcio, o João Jesus e o Zé Luís .
Eu achei que o jogo era simples, pois só conhecia a versão mais simples, mas depois de jogar todas as versões achei o complexo e um pouco difícil de jogar. Acho que o jogo foi animado pelo facto de poucas pessoas saberem quem apanhava quem, o que se tornava engraçado pois por vezes ninguém sabia quem ia apanhar quem. Não achei que este fosse um jogo que me desse muitas oportunidades de me sentir mais integrada na turma.
Penso que senti algumas dificuldades quando tinha de interpretar o papel do gato, pois além de não ser muito rápida para apanhar os meus colegas, por vezes não sabia se era eu a apanhar ou a fugir. Penso que tive facilidade em fugir do gato (papel de rato) e o papel de rato foi o que mais gostei em todo o jogo, e o que menos gostei foi o papel de gato.
O jogo provocou me vontade de ficar parada e não participar porque não gostei muito do jogo. Eu acho que compreendi bem as regras, e quando me explicaram o jogo eu fiquei com algumas dúvidas mas, ao longo do jogo fui percebendo melhor. Nada me impediu de jogar melhor, se quero jogar melhor só tenho de treinar mais.
Neste jogo não existem equipas existem duplas.
existem 3 versões.
Na 1ªversão do jogo: Dois jogadores desempenham o papel de gato e de rato. Os restantes jogadores formam uma roda (queijo) e depois separam-se em grupos de dois, mantendo a roda.
De seguida inicia-se o jogo, no qual o gato tenta apanhar o rato. O rato, foge para junto de uma das duplas e entrelaça o braço num jogador, o outro jogador ( a quem ele não deu o braço) tem que fugir para outra dupla e assim sucessivamente, até que o gato apanhe o rato. Quando o gato apanha o gato apanha o rato, inventem-se os papeis ou seja o que era gato passa a rato e o rato a gato.
Na 2ª versão do jogo: As duplas continuam em roda, mas desta vez quando o rato entrelaça o braço numa dupla o outro jogador em vez de fugir passa a ser gato e a tentar apanhar o rato e assimcucessivamente.
Na 3ª versão do jogo: nesta versão aplicação do jogo é igual a 1ª com uma diferença, as duplas não se encontram em roda, mas dispersas no campo.
No jogo existe o papel de quem apanha e de quem foge (gato e rato) .
Diário realizado por: Maria Bonito, nº 14, 7º A

Para mais informações sobre este link 

No hay comentarios:

Publicar un comentario